domingo, 9 de dezembro de 2007

Como se realiza uma REUNIÂO (Exemplo)

Uma reunião serve para desenvolver as pessoas, pois segundo Dante Ricardo Quadros (DANTE), "a reunião implica em mudança pois analiza o que se tem, o que se pode fazer e repensa-se o que já se fez".


Detalhes de uma reunião.
a) Sempre pela manhã;
Durante o período matutino as pessoas estão mais descançadas, mais disponíveis.

b) Saber a pauta;
Para uma reunião ser otimizada a pauta deve fornecida um dia antes. Isso deixa as pessoas informadas do que ela tratará, assim todos ja vão sabendo do que se trata, podendo se preparar melhor. Uma reunião eficaz tem de 3 a 5 tópicos, evitando o cansaço e desvio de atenção.

c) Tempo;
Começa no horário definido na pauta e termina no horário previsto. Mínimo 15mim e máximo de 1hora(dependo do caso). Atrasos significam pouca ou baixa atenção ao conteúdo.

d) Forma:
Sempre em círculos pois facilita o contado olho-no-olho e a visualização das pessoas.
Evitar interrupções desligando telefones e avisando não serem possíveis saídas e entradas constantemente.
Reuniões com baixa lotação são mais eficazes. Se tiver muitas reuniões procurar dividir o pessoal em equipes.

Uma reunião se faz com pessoas e na sua base se tem um coordenador que tráz o assunto, uma memória que anota os fatos importantes, um relógio que marca o tempo e restringue os falantes e a platéia.
Toda reunião inicia coma a apresentação de 1 assunto que é introduzido pelo cordenador. Após as perguntas, idéias e sugestões começam a ser desdobradas sempre a direita do coordenador, passando para o próximo um por vez até terminar o círculo, evitando saltos.
O final de cada assunto é obtido após se exaurido todas as idéias e com o coordenador olhando para cada integrante e perguntando se ele concorda com o definido. A adesão de todos termina a reunião deste assunto podendo-se começar outro assunto.
Um líder inteligente, fala antes com cada pessoa que participará da reunião e procura colocar o sucesso do assunto, evitando o choques entre pessoas antagônicas.
Em equipes auto-gerenciaveis, nem sempre o líder é o coordenador de uma reunião. Neste tipo de equipe em que ocorre a liderança compartilhada todos podem liderar uma reunião ( as pessoas destas equipe ja tem essa competência, caso contrário é necessário treina-las).
Toda divulgação, citação ou utilização deste texto e suas expressões poderão ser feitas desde que citada a referência ou link e seu autor.