quinta-feira, 27 de março de 2008

Análise crítica do filme O FILHO DA NOIVA

UNIFAE /CDE – PÓS-GRADUAÇÃO 2008
Disciplina: Qualidade de Vida – Autodesenvolvimento – Turma 167
Professor: Marcelo Karam Guerra
Atividade: Análise do filme O FILHO DA NOIVA
Aluno: Marcio Kochhann



Análise crítica do filme O FILHO DA NOIVA



O filme deixa claro o tema Capitalismo x Humanismo, ressaltando através do primeiro aspectos negativos, tais como: frigidez com a família, com o trabalho, insensibilidade, dinheiro a todo custo, rotina diária estressante sem diálogo, intolerância, rispidez e características similares como forma única de estabelecer competência e valores.
Contudo, num segundo momento do filme o personagem principal tem a oportunidade de rever todos os itens acima e reescrever sua nova vida. A partir de então, entra o humanismo, com características peculiares que envolvem o desprendimento materialista e abre caminhos para o arrependimento, a reflexão, o perdão, a busca de valores morais e familiares como para o amor e amizade, os quais haviam sido deixados de lado anteriormente.
Na correlação com a vida real, percebemos desde o inicio do filme que muitos, inclusive nós, vivemos esta vida estressante e corrida, o que faz do mesmo bastante realista e encaixado no século em que vivemos.
Entretanto, o acontecimento primordial do filme, o suposto infarto, é a peça fundamental para que ocorra a mudança de comportamento do personagem, talvez sem este acontecimento o mesmo jamais teria refletido sobre sua vida.
Na vida real, da mesma maneira muitas pessoas vivem sem jamais questionar ou repensar suas atitudes e só depois de um acontecimento trágico que põem sua própria vida em risco é que ocorre mudanças de valores.
No decorrer da vida nosso corpo mostra sinais (físicos e mentais) de que precisamos de descanso, de férias, mas como buscamos desenfreadamente provar competências no trabalho, construir bens materiais, reduzimos ou até mesmo ignoramos esses presságios.
Ao continuarmos neste ritmo sem darmos importância a estes sinais ocorre o colapso, momento em que enxergamos que de nada adianta o dinheiro, só então, percebemos que se tivéssemos dividido nosso tempo em partes iguais com a vida particular, familiar, amigos importantes e com o trabalho teríamos uma vida mais prazerosa, motivadora, sadia e mais humana.


Reflexões sobre a mensagem do filme:

Se o personagem não tivesse sofrido o infarto será que teria mudado ou revisto seu comportamento? Quantas pessoas só pensam sobre seus atos depois de já ter ocorrido o óbito, onde não há mais como voltar atrás? Será que ainda temos tempo de mudar isso em nossas vidas? O que nos impede de mudarmos para uma vida mais harmoniosa?

Toda divulgação, citação ou utilização deste texto e suas expressões poderão ser feitas desde que citada a referência ou link e seu autor.

Nenhum comentário: