quinta-feira, 27 de março de 2008

Análise do livro O HOMEM MODERNO

UNIFAE /CDE – PÓS-GRADUAÇÃO 2008
Disciplina: Qualidade de Vida – Autodesenvolvimento – Turma 167
Professor: Marcelo Karam Guerra
Atividade: Análise do livro O HOMEM MODERNO
Aluno: Marcio Kochhann



Resenha crítica do Livro O HOMEM MODERNO



Este livro foi escrito em 1996 por Enrique Rojas. Enrique nasceu na Espanha em 1959 e além de ser professor de Psiquiatria também foi diretor do Instituto Espanhol de Investigações Psiquiátricas.
De forma geral todos os assuntos foram analisados minuciosamente e o livro foi de fácil palavreado, fato importante que nos ajudou a acompanhar o pensamento do autor.
O autor neste livro nos fez refletir sobre o próprio homem de nossa sociedade, um assunto difícil e delicado devido a estarmos inseridos neste contexto e participarmos dele, ou seja, nós somos o homem moderno.
Embora o homem moderno tenha mais liberdade de expressão e mais conforto que o homem do final do século XIX, o autor, resgatando o momento presente nos levou a refletir sobre o novo perfil do homem moderno caracterizado por ser materialista (ter bens, ser repleto de desejos), hedônico (viver bem a qualquer custo), niilista (sem vínculos podendo fazer o que quer), permissivo (arrisca tudo e vai cada vez mais longe), que realiza revoluções sem finalidade nem projetos, tendo ainda como liberdade o ato de consumir e ser relativo com seus julgamentos de acordo com seus interesses.
Visivelmente, isto é percebido com a evolução da tecnologia, da comunicação e da Internet que não alcança a toda a sociedade, principalmente a de baixa renda que é excluída e que cria outra sociedade, a capitalista. Essa nova sociedade com enorme poder de compra utiliza todos os meios (comunicação e de força) a seu favor contra os que lhe perturbam.
Nessa relação consigo mesmo, o homem foge da realidade através das facilidades do mundo Moderno tentando “improvisar” sua vida buscando o bem estar na fórmula moderna da felicidade o prazer condicionado ao sexo (caracterizado pela relação sexual sem amor autêntico), seja tanto realizando o adultério, como saindo com várias pessoas ao mesmo tempo, ou escravizando sexualmente outras.
Surge aqui, segundo o autor o homem cool que é neutro e sem compromisso, curioso, frio e carente de amor autêntico.
O homem moderno traz também o juízo das relações para si, tornando tudo permitido conforme as suas necessidades e relativo conforme as mudanças que vão ocorrendo, embora se tenha um aparato de leis, os homens de poder e de dinheiro manobram a justiça a seu proveito.
Quanto as informações que recebe e que busca para seu aperfeiçoamento, o homem moderno cada vez mais se distancia de ajudar o próximo e a sociedade. Na maioria das vezes estas informações só lhe são úteis para seu trabalho ou passar tempo.
Isso pode ser constatado pelas revistas de fofoca que em vez de informar, pouco informam e sim mais comentam da vida alheia, principalmente da desgraça dos famosos. A TV que trás as informações de forma mais interativa segue no mesmo caminho criando tédio, jogando um grande numero de informações que o homem já cansado do seu dia-a-dia não raciocina e não compreende, usando a mais como distração.
A TV em suma é um vicio que gera um homem pouco culto, passivo, entregue sempre ao mais fácil. Para a TV ser educativa o homem deve ser sólido e capaz de realizar uma síntese das noticias para avançar em direção a um crescimento pessoal.
Outro problema criado pela TV e pelas revistas de fofoca é a moda, um instrumento utilizado para fazer as pessoas preencherem um vazio existencial não preenchido com valores morais.
A moda transmitida por esses meios preenche este espaço vazio com valores vulgares como o consumismo. Esse consumismo leva as pessoas a comprarem roupas, equipamentos, carros entre outros para parecem iguais aos atores e pertencente a uma classe superior a maioria da população.
O autor ainda colocou o fato de o homem moderno ser muito ansioso principalmente devido a não ter objetivos e deixado de sonhar com o futuro, navegando sem rumos e sem saber o que fazer, o que acarretou uma profunda incerteza com o amanhã impedindo-o de se relacionar com outras pessoas de forma mais amável.
Isso pode ser entendido como a falta de tempo do ser humano de desfrutar de momentos para conversar com sua família, praticar esportes ou ainda de ir a igreja.
Com varias mudanças em seu rumo o homem se entregou também as drogas para satisfazer as suas necessidades vazias de experiência e fugir desta realidade da sociedade que acredita ser auto-engano, com isso ficou prisioneiro e dependente de uma necessidade cada vez maior.
Este fato negativo é justificável pelo grande número de pessoas presas, pessoas desocupadas que pedem dinheiro na rua, que se embriagam e causam acidentes, além do horror que gera o tráfico destas substâncias e que a sociedade não pode reagir.
Os grandes prejudicados com essa onda são os jovens que buscam nas drogas uma forma de se libertar da sociedade opressora, curtir uma viagem para um mundo sem barreiras.
Os jovens ainda são alvos de propagandas impregnada de prazer ligado ao sexo para vender bebidas alcoólicas, visto a sua inclinação pelo novo e pelo desconhecido.
Outra abordagem apresentada foi quanto como é a vida do homem moderno.
A vida do homem moderno passou a ser sem sal nem açúcar, um novo tipo chamado LIGHT. É uma vida sem grandes idéias com ausência de aprofundamento em valores pessoais, com alta preocupação consigo mesmo, marcada por aproveitar sua vida de forma irracional, isto é, consumindo par se mostrar mais atraente, divertido e superior aos outros.
Poderíamos dizer, seguindo uma linha, que é quase impossível uma pessoa (a mulher principalmente) ensinar valores, como uma oração a seus filhos, pressupondo que ela trabalha de 8 a 12 horas por dia em seu emprego além de fazer as rotinas de casa.
Mas a vida do homem moderno não é só tristeza, fazendo uma checagem de sua vida podemos apontar soluções para o futuro como ter a felicidade como algo real, palpável, um projeto de vida ao ser humano.
Pressupondo que qualquer pessoa quer ser feliz e ter uma realização plena é necessário um projeto de vida, nele a felicidade será encontrada preenchendo os espaços de forma atraente e satisfatória.
Para o homem evoluir com esse projeto ele precisa ter força e determinação, simplificados em propósitos firmes, com ordem de priorizar as coisas e negar outras como também vontade de buscar o melhor. Assim estaremos bem conosco, contentes com a vida e procurando sempre não deixar a sociedade mudar nossos rumos.
Um exemplo é a pessoa que passam a vida trabalhando intensamente buscando ter bens e mais bens materiais, mas que se esqueceu de cuidar de sua família, de seu corpo e quando percebeu o erro estava doente em uma cama de hospital. Neste momento ela relembra o seu passado, sentindo a sensação de que além do posto de trabalho que já foi substituído perdeu uma vida.
O grande impacto gerado neste momento é que ela para pensar e começa a montar um projeto de vida, ancorando-se na força da família, em Deus e em seus valores internos.
Neste sentido também é preciso voltar aos valores e recuperar o humanismo da civilização procurando cultivar a sabedoria dos pensamentos, o significados dos nossos direitos civis e se apaixonando novamente pelas tradições (familiares) e ensinamentos religiosos (respeito pela vida).
O projeto não deve ser grandioso, quanto menos improvisado ele deve ser programado com um projeto prévio e sustentado em idéias e crenças sempre que possível acompanhado de tons positivos.
Este fato pode ser correlacionado com as clínicas de recuperação de drogados, onde o tratamento é lento, dolorido, demorado e que quando não acompanhado de perto fora deste ambiente tem alto índice de reiniciação ao vício.
Este programa se feito em pequenos passos “ilusões” e entusiasmo cria uma capacidade de superação constante para vencer.
Ao homem moderno também é importante eliminar o cinismo, um hábito que além de intensificar suas ações sarcásticas e insensíveis gera uma capacidade de se contradizer a ponto de defender com unhas e dentes algo hoje e amanhã odiar com todo seu rancor.
Isso pode ser alcançado pelo homem moderno desde que ele busque em seu íntimo o homem espiritual capaz de descobrir o belo e o nobre fugindo e negando o sexo, o dinheiro e o poder.
Esses valores autênticos são atribuídos principalmente pela igreja ao jovens, numa forma de informa-los que embora sejam livres a sociedade pode perverti-los.
Esses valores são o amor ao próximo, amar a Deus sobre todas as coisas, honrar pai e mãe, não matar, não furtar, não desejar a mulher do próximo, enfim os 10 MANDAMENTOS do catecismo católico.
É preciso recuperar nossa posição diante da vida procurando programar nosso projeto, pois quando sabemos para onde queremos ir os caminhos terão menos pedras e as dificuldades serão facilmente superadas.
Para isso devemos manter nossos velhos ideais, misturando ilusões aos novos objetivos criando assim um novo estilo de vida.

Toda divulgação, citação ou utilização deste texto e suas expressões poderão ser feitas desde que citada a referência ou link e seu autor.

Nenhum comentário: