quinta-feira, 27 de março de 2008

Crítica do filme O ADVOGADO DO DIABO

UNIFAE /CDE – PÓS-GRADUAÇÃO 2008
Disciplina: Qualidade de Vida – Autodesenvolvimento – Turma 167
Professor: Marcelo Karam Guerra
Atividade: Crítica do filme O ADVOGADO DO DIABO
Aluno: Marcio Kochhann





Crítica do filme O ADVOGADO DO DIABO.


O filme revela que as pessoas quando ficam obstinadas por um objetivo, no caso do filme uma carreira brilhante, negligenciam seus valores éticos, morais e ficam cegas perante as pessoas que as cercam ou o mundo.
A sociedade neoliberalista enche os olhos com ilusões e armadilhas. Entretanto as pessoas por natureza têm o direto ao livre arbítrio, isto é, deixar a obsessão da vaidade, da ganância para lutar pelo que é justo e correto ou pelo amor. O que não ocorreu no filme, visto que o personagem principal seguiu seus objetivos a tal ponto que tornou-se impossível retornar sua vida ao ponto de partida, virando uma obsessão ter mais e ir até as ultimas conseqüências, ao invés de ser.
Casos como este, mesmo que os outros avisem, que os fatos sejam claros e até evidentes, as pessoas neste caminho não percebem ou ignoram.
Contextualizando com o ambiente de trabalho é comum deparar-se com trabalhadores insatisfeitos e cheios de reclamações para com a empresa. Porém se for verificar a rotina de cada um deles será possível perceber a inércia em que se encontram, sem busca de aprimoramento ou qualquer outro tipo de investimento pessoal.
Eles culpam seus patrões, a sociedade, mas jamais pensam em qualificar-se para só então sair da posição que se encontram, tal qual o filme os funcionários em questão culpam os outros pelos sus erros cometidos e nunca a sim mesmos, neste sentido de culpa o personagem também delega aos outros o fracasso e nunca a si.
Um fato exagerado do filme foi levar todas as convicções ao extremo. Não precisamos ser os primeiros sempre.Um fato positivo do filme é as pessoas procurarem sua competência profissional, para serem profissionais realizados, lembrando, sem esquecer seus valores éticos e sua família.

Toda divulgação, citação ou utilização deste texto e suas expressões poderão ser feitas desde que citada a referência ou link e seu autor.

Nenhum comentário: