quinta-feira, 3 de abril de 2008

Marketing, mais que asas!

UNIFAE /CDE – PÓS-GRADUAÇÃO 2008
Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING – Turma 124
Professor: DOUGLAS ZELA
Atividade: POSITION PAPER
Aluno: MARCIO KOCHHANN



Marketing, mais que asas!



INTRODUÇÃO


Se você é fã da bebida energética Red Bull com certeza já ouviu aquela frase “Só Red Bul te da asas” enquanto um “anjinho esquálido” sai voando, ou ainda caso você seja um admirador de motos Honda deve se lembrar da frase “Liberte seus sonhos nas asas da Honda” no qual um cego andava na garupa de uma moto.
Mas o que estas frases, vídeos ou imagens fazem você sentir? O que te faz pedir um Red Bull na balada diante de tantas outras marcas? Ou ainda no caso das motos quais as sensações que te fazem sentir vontade de ter e dirigir uma moto Honda e não uma moto Suzuki ou Yamaha?
Engraçado imaginar isto, mas buscando atender estas sensações e desejos encontramos uma ciência chamada Marketing, cuja finalidade básica é oferecer uma troca voluntária de nossos desejos por produtos.



O QUE É MARKETING?


Segundo o colunista famoso Max Gehringer, o Marketing, surgiu na antiga Grécia com o Deus Hermes, mas foi mais tarde a partir da palavra latina merce, a qual os franceses chamaram de marche a primeira referência ao termo para designar a comercialização de mercadorias no comércio da época.
Essa mania logo foi aderida pelos ingleses que mudaram sua grafia e pronuncia para MARKET, entretanto foi a partir de 1950 que os americanos viram que isso era mais que uma palavra sinônima de feirantes e a tornaram ciência a qual chamaram de MARKETING e que poderia ser traduzida na época como “tudo que influi na comercialização de um produto”.
O conceito mais atual é da American Marketing Association (AMA), entidade americana que centraliza todas as direções, normas e padrões de Marketing nos Estado Unidos da América (EUA), segundo ela:
"Marketing é a atividade, conjunto de instituições, bem como os processos de criação, comunicação, entrega e troca de ofertas que tenham valor para os clientes, parceiros e sociedade em geral."
Ainda segundo Peter Drucker, Marketing é “tornar supérfluo o esforço de venda... conhecer e atender tão bem o cliente que o produto/serviço seja adequado a ele e se venda sozinho”.
Partindo destes pressupostos podemos argumentar que o Marketing esta presente na comercialização de bens (carros e imóveis), serviços (restaurante ou médico), eventos promocionais (TIM Festival), experiências de viagens (Conheça a Praia da Joaquina em Santa Catarina), na representação de pessoas (eleições presidencias - Lula e Duda Mendonça), atração de empresas e pessoas para trabalho (sites de recrutamento), enfim para criar idéias que traduzam as esperanças das pessoas em vendas de produtos e serviços (O Boticário –Você pode ser o que Quiser).
Entretanto segundo explanação de Douglas Zela (ZELA) para cada aplicação acima é necessário priorizar o que trocaremos com os consumidores, isto é, o que vamos oferecer as pessoas que lhe tragam a satisfação de seus desejos ou ansiedades que resulte na troca por nossos produtos serviços, eventos, experiências, atrações ou idéias.
O estudo desta troca segundo Philip Kotler & Kevin L. Keller (KOTLER & KELLER) começa com a análise das mais variadas necessidades e desejos dos consumidores ou até mesmo em ajudar a descobrir o que os clientes querem.
O próximo passo é viabilizar um mercado-alvo, ou seja, um grupo de pessoas disposto a pagar pelo produto/ serviço.
Quando essa troca for bem sucedida e superar as expectativas iniciais temos o encantamento do cliente e com certeza o seu regresso diversas vezes.
Segundo KOTLER & KELLER esse regresso do cliente é muito importante para as empresas, pois a partir deste momento pode-se criar uma conexão empresa - cliente que abre um canal para a troca de informações.
Com este canal as empresas podem monitorar os clientes ( seus desejos e necessidades) informando-os sobre ofertas, engajando-os com movimentos sócio-ambientais e até mesmo incentivando-os a participar na implantação de novas idéias para as empresa,s enfim fidelizando-os.
Esta fidelidade dos clientes proporciona uma relação mais longa com a empresa e uma maior flexibilidade, visto esta integração oferecer mais opções personalizadas de atendimento.
Um exemplo esta nos EUA onde a NIKE (empresa fabricante de tênis) permite aos seus clientes personalizar seus tênis tanto em cores como tamanhos diferentes para o mesmo par.
Ações assim constroem um valor maior para a empresa tornando-a referência por satisfazer ou exceder as expectativas dos seus clientes melhor do que outros concorrentes.


CONCLUSÃO


O Marketing busca fornecer informações sobre os consumidores, seja sobre seus comportamentos, cultura, classe social ou fatores pessoais as quais servirão de base para aflorar seus desejos criando um mercado de troca voluntária.
O marketing também é um meio de comunicação cliente-empresa que visa desenvolver melhorias para encanta-lo, dispondo o que ele quer com mais comodidade e qualidade.
Assim quando vamos a balada o Red Bull aflora nos jovens a sensação de adrenalina, enquanto a emoção de uma moto Honda remete a necessidade de liberdade de locomoção.

Toda divulgação, citação ou utilização deste texto e suas expressões poderão ser feitas desde que citada a referência ou link e seu autor.

Nenhum comentário: