quinta-feira, 23 de outubro de 2008

O Capital Humano

O Capital Humano

Os elementos que compõem o Capital Humano são:

INVESTIMENTO DE CAPITAL HUMANO (ICH) =
[CAPACIDADE + COMPORTAMENTO] X EMPENHO X TEMPO.

Onde a multiplicação significa que aumentar um elemento pode aumentar enormemente a quantidade de recursos investido ou o inverso, a presença baixa de um fator não compensa outro muito alto.
Segundo o autor, a chave para o ICH é o empenho, pois é mais fácil imaginar uma mudança considerável no empenho do que ganhos radicais em capacidade ou comportamento num mesmo período de tempo.

Como funciona o ICH

As condições que predispõem um individuo a investir em capital humano são comprometimento com a organização e envolvimento com a atividade.
O comprometimento provem de um elo emocional ou intelectual que une o individuo a organização. O comprometimento implica aceitação das metas e da direção da organização, desejo intenso de participar e concordância táctica em rejeitar outras opções de investimento. Em geral existem 03 diferentes tipos de comprometimento do individuo com a empresa.
O primeiro chamado de COMPROMETIMENTO ATITUDINAL é aquele onde o colaborador se dedica a empresa a ponto de se recusar a sair da empresa para trabalhar em outra. Ele sente-se envolvido e identifica-se com a empresa, ele gosta de participar dela. Em grande parte porque valoriza seus vínculos organizacionais.
O segundo chamado de COMPROMETIMENTO PROGRAMATICO é um comprometimento onde o trabalhador tende a permanecem na empresa devido aos custos altos caso quisesse sair dela. Por exemplo: perder ações da empresa, plano de aposentadoria, ou ainda currículo inadequado ou pouco qualificado, pouca experiência em outras áreas. Em geral este trabalhador, embora esteja presente no trabalho pouco investe seu capital humano.
O terceiro é o COMPROMETIMENTO BASEADO EM LEALDADE. Neste caso o colaborador se sente amarado a empresa por obrigação. Por exemplo temos o sujeito onde a empresa pagou seus estudos, ou o ajudou em momentos difíceis. Entretanto são pessoas que desejam fazer aquilo que crêem ser o melhor para a empresa, tem forte motivação, presença constante e notável, dedicação aos objetos da empresa etc.
Simplificando temos:
O comprometimento atitudinal é aquele onde EU DESEJO PERTENCER;
O comportamento programático é aquele onde EU PAGAREI UM PREÇO SE NÃO PERTENCER;
O comportamento baseado em lealdade é aquele onde EU DEVO PERTENCER.

Toda divulgação, citação ou utilização deste texto e suas expressões poderão ser feitas desde que citada a referência ou link e seu autor.