sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

A Atuação dos Gerentes nas Empresas Tradicionais.

UNIFAE /CDE – PÓS-GRADUAÇÃO 2007
Disciplina: DESENVOLVIMENTO GERENCIAL – Turma 735
Professor: DANTE RICARDO QUADROS
Atividade: POSITION PAPER
Aluno: MARCIO KOCHHANN
Data de entrega do trabalho: 27/11/2007


ATUAÇÃO DO GERENTE NAS EMPRESAS TRADICIONAIS



INTRODUÇÃO


Desde a Revolução Industrial o homem (o trabalhador) foi despojado de seu poder e influenciado na forma como deveria executar seu trabalho, isso lhe conferiu um descompromisso com seu trabalho, causando uma baixa moral e deixando-o alienado (Luciano Santos Lannes).
Atualmente as empresas se vêem numa busca acelerada por pessoas, para compor seu CAPITAL HUMANO, na busca por alcançar mais produção, inovação, desenvolvimento de produtos etc. Porém após selecionar, admitir e treinar como reter talentos e tê-los como parceiros inspirados na busca da superação para o avanço competitivo das empresas no mercado global?
Segundo novas técnicas de gestão isso pode ser feito através do Engajamento.


O ENGAJAMENTO


Enganjamento segundo o dicionário Aurélio é filiar-se a uma linha ideológica, filosófica ou outra, ou ainda. bater-se por ela; pôr-se a serviço de uma idéia, de uma causa, de uma coisa. Nas empresas o engajamento segundo a consultoria GALLUP são funcionários produtivos, leais que movem a empresa com alto nível de desempenho.
Segundo o executivo Emmett Searbon, (SEARBON), sócio da consultoria Towers Perrin, as organizações com maior nível de engajamento são mais bem-sucedidas nos resultados financeiros e na retenção de talentos e a falta dele vem se apresentando como um dos gargalos para o crescimento dos negócios.
Segundo SEARBON engajar-se não é uma característica nata do ser humano, ela deve ser promovida pelo Líder ou Gestor através da mudança de comportamento da gerencia e políticas de pessoas. Essa promoção pode ser feita em três áreas:

1 Os líderes devem demonstrar visão, comprometimento e inspiração.
Isto pode ser demonstrado com uma comunicação honesta, aberta e acessível pelo gerente, além disso, sempre é importante tratar as pessoas como pessoas significantes e não como pessoas não importantes.
A comunicação segundo, Mercer Human Resource Consulting, além de ser uma forma econômica das empresas proporcionarem engajamento com seus funcionários é mais importante que salário e benefícios, pois quando os funcionários valorizam uma comunicação efetiva com seus empregadores, eles ficam mais comprometidos, satisfeitos e menos propensões a deixar a empresa.
2 Eles ( os funcionários) querem dar mais de si, mas querem receber mais por isso.
As pessoas têm desejo de aprender, crescer e buscam novas habilidades e novos conhecimentos, porém também querem oportunidades de carreira.
3 Os funcionários querem trabalhar em uma empresa vista na comunidade como líder.
Os colaboradores querem trabalhar em uma empresa vista como referencia e na busca pela excelência tanto em comportamento da gerencia, reputação da empresa, responsabilidade social e oportunidades para desenvolvimento pessoal.
Ainda segundo aulas expositivas do Professor Dante Ricardo Quadros (DANTE), esses valores podem mudar de áreas, mas são basicamente os mesmos:
A)Eficácia
Direcionamento para onde a empresa quer ir; Liderança eficaz, Gestão de pessoas.
B)Condições de desempenho eficaz
Comunicação; Cooperação e Suporte; Recursos; Autonomia.
C) Justiça
Desenvolvimento pessoal e de carreira, reconhecimento e incentivos.

O engajamento ocorrer nos funcionários, de três formas:
A)Engajado
Tem paixão pela empresa, totalmente conectado a ela.
B)Não engajado
Faz o serviço correto, porém esta numa zona de conforto onde faz o necessário, sem energia.
C)Ativamente desengajado
Além de não fazer a tarefa de acordo, fala mal da empresa a seus amigos de trabalho engajados, minando-os de dúvidas.

Em artigo dedicado a administradores a psicóloga Mônica de Carvalho Pereira (MONICA), cita dados de uma pesquisa realizada pela GALLUP, onde os brasileiros foram considerados, após os mexicanos os mais engajados.
Segundo MONICA atualmente as empresa estão exigindo cada vez mais dos seus funcionários ao passo que também maiores são os gastos para treina-los, capacita-los e deixa-los informados, assim perder uma pessoa nestas condições é prejuízo.
O engajamento que as empresas necessitam, de seus funcionários, se dá além de benefícios, salário, gestor eficaz, treinamento etc. Isso pode ser explicado porque cada pessoa tem uma forma instável de ser devido as suas necessidades, desejos, carências etc.
A manifestação de engajamento, pela parte do funcionário, ocorre pelo vínculo afetivo combinado com a intenção de se manter na empresa e pelo seu desejo de ir além do que lhe é exigido.
O que, segundo MONICA, realmente inspira e alimenta a paixão da pessoa pela empresa e a dar um duro danado no trabalho é ser reconhecida pelo seu gerente, ter bons relacionamentos com seus amigos de trabalho, ser alguém significativo na empresa (com oportunidades de desenvolvimento e recompensa financeira). O engajamento faz também com que as pessoas se sintam identificadas com as metas e objetivos da organização, pois podem participar da decisões com a liderança.
Uma das formas que temos para manter as pessoas engajadas, segundo exposição do professor DANTE é a criação de equipes auto-gerenciáveis (EAG). Essas EAG podem ser feitas nas empresas, adequando contratos de trabalho destas pessoas, ou seja, dando mais autonomia, flexibilidade e tratando-as com mais respeito e cuidado, isso faz com que elas se sintam únicas e essenciais à empresa, a exemplo do que acontece na empresa VOLVO do Brasil, localizada em Curitiba/Paraná.
Contudo, sabendo-se que as empresas nacionais ainda não formam EAG devido a utilização do modelo de gestão hierárquica, o líder deve:
A) gerar uma expectativa a cada pessoa de seu grupo, tratando-a de modo especial.
B) Deve ser capaz de identificar e fazer esta pessoa perceber que seu trabalho é útil e importante para a empresa
C) Sempre que possível elogia-la e preocupar-se com ela.


CONCLUSÃO

As empresas que têm engajamento têm mais satisfação e comprometimento por parte dos funcionários além da produção e dos lucros serem maiores para a empresa.
Fazer com que uma equipe de seu “algo a mais” para a empresa requer mudança de comportamento, foco e atenção por parte da gerencia, como também uma redefinição clara das políticas organizacionais da empresa com seus funcionários. Isso resultará na transformação da energia das pessoas (sua ambição) em engajamento com o desenvolvimento da empresa.

Toda divulgação, citação ou utilização deste texto e suas expressões poderão ser feitas desde que citada a referência ou link e seu autor.

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