quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Sistemas de Gestão de Custos

UNIFAE /CDE – PÓS-GRADUAÇÃO 2008
Disciplina: Administração de Custos – Turma 524
Professor: Cleonice Bastos Pompermayer
Atividade: Exercícios do artigo “Sistemas de Gestão de Custos”
Aluno: Marcio Kochhann


1) Cite e comente as dificuldades conceituais enfrentadas geralmente, na implantação de sistemas de custos?

R2 – As dificuldades conceituais se baseiam na divergência entre o conceito real do custo (uso dos recursos e sua transformação) e a habitual visão de custo monetário. Disso derivam ações às vezes nem sempre pensadas de que custo na empresa também e sinônimo de investimento, pois para se produzir e necessários recursos, pessoas, maquinas. Estas duas consomem os recursos e os transformam em produtos final,visão esta que deveria ser ampliada para se produzir os mesmos produtos com menos recursos, ou ainda produzir mais com mais tecnologia para ganhar em escala.
Outra dificuldade é sobre o entendimento de que o sistema de informação estratégico é mais que uma simples tabelas com dados. As informações de custos além de auxiliar a empresa beneficiam a integração entre as diversas áreas dentro da empresa para juntas serem capazes de fornecer informações para apoiar a tomada de decisões estratégicas.
Outro fator é a escolha de um método de custeio inadequado para a organização, visto que as empresas não fazem uma analise criteriosa de o que querem e quais os usos e funções deste ou daquele método.

2) Quais são as três fases da contabilidade de custos? E quais as suas funções?

R2 – As três fases são a coleta, o processamento e as informações.
A coleta de dados tem a função de reunir os dados disponíveis nos diversos subsistemas da empresa de forma planejada, organizada e integrada.
O processamento recebe os dados e os organiza em seções, seja, de acumulação, análise ou interpretação para a obtenção de informações compatíveis com as que se necessita.
As informações geradas com os dados anteriores serão agora disponibilizadas as necessidades gerenciais especificas para a obtenção de metas e objetivos, formulação de parâmetros e prioridades nas diversas áreas e hierarquias existentes.

3) Como podem ser caracterizados os métodos de custeio tradicionais?
Eles são caracterizados em materiais utilizados na produção, no meio de obra empregado e seus custos indiretos de fabricação.
Os seus princípios contábeis são a realização, a competência, a confrontação, a relevância, o custo histórico e a consistência.

4) Comente as principais características dos métodos de custeio voltados para a gestão de custos?
A existência de competidores globais fazem com que as empresas se tornem cada dia mais competitivas e isso intensifica o uso de novas tecnologias e métodos de custeio.
O método ABC é um método que analisa os custos diretamente identificáveis com as atividades relevantes da empresa e de seus produtos/serviços.
O custo–meta é um método de redução de custos no planejamento ou desenvolvimento de novo produto.
O Custo KAIZEN, produto japonês, busca a redução de custos em todas as etapas de manufatura e em todos os seus turnos.

5) Quais os cuidados a serem tomados e as dificuldades gerais encontradas na implantação de um sistema de custos e explicite como as mesmas podem ser suplantada?
O cuidado principal é definir se a empresa buscará um método de liderança em redução de custos ou enfatizará uma estratégia de diferenciação.
Se for diferenciação, isso exigira mais recursos e isso terá mais custos, porém podem ser compensados por lucros maiores.
Se for por custos será necessária uma redução dos custos pela experiência, controle rígido, minimização de P&D e MKT sem descuidar da qualidade.

6) Cite os cuidados e as dificuldades gerais encontradas na implantação de um sistema de custos e explicite como as mesmas podem ser suplantadas?
Exige abordagem especifica, sensibilização das relações humanas e adequação de tecnologias.
A abordagem deve ser feita e aceita em todas as hierarquias da organização para uma analise cuidadosa dos dados e alimentação do sistema.
Deve-se também treinar as pessoas para a utilização da informática para com isso introduzi-las no sistema.
Finalmente esclarecer os objetivos que a empresa almeja e as metas definidas para as pessoas as conhecerem e se estruturarem melhor, sem ficarem com receios.

Toda divulgação, citação ou utilização deste texto e suas expressões poderão ser feitas desde que citada a referência ou link e seu autor.

Nenhum comentário: